sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Medidas de Protecção de Riscos Sísmico

Os sismos parecendo que não, não são uma realidade muito distante pois estes podem acontecer a qualquer altura em qualquer lugar.
Os sismos continuaram a perturbar a Humanidade e isso é certo, logo, mais vale estarmos prevenidos para estes, de maneira a reduzir o seu impacto e os seus danos.
Por isso é importante ter em consideração medidas de prevenção e minimização, assim como medidas de auto-protecção, em caso de ocorrência de sismos.





Medidas a ter em consideração:
1-Antes de Um Sismos
2-Durante a ocorrência de um Sismo
3-Depois de Um Sismo






1- Medidas a tomar antes de um Sismo:

-Organizar um Plano de Emergência: Sertifiacar que todos sabem o que fazer e o que não fazer no caso de ocorrencia de um sismo. Sendo aconselhavel libertar os corredores e passagens com o objectivo de facilitar a deslocação e a combinação de um local de encontro em caso de os menbros de uma respectiva familia se desencontrarem durante a ocorrencia do sismo.

-Organizar um Kit de Emergência: Reunir uma lanterna, um radio portátil e pilhas de reserva para ambos, bem como um extintor e um estojo de primeiros socorros. Armazenar ainda água em recipientes de plástico e alimentos enlatados para varios dias.

- Fixar as estantes às paredes e colocar os objectos pesados, ou de grandes volumes, no chão ou nas estantes mais baixas. Desligar a electricidadee cortar a água e o gás.

- Ter em conta os locais mais seguros e os mais perigosos:

- Os mais Seguros:

- Vão de portas interiores.
- Cantos de paredes mestras.
- Debaixo de mesas e de camas.

- Os Mais Perigosos:

- Junto de Janelas, espelhos candeeiros, móveis e outros objectos que possam cair ou estilhaçar.
- Elevadores e saídas para a rua, evitar também as escadas.






2- Medidas a tomar Durante a Ocorrência de um Sismo:

Permanecer calmo, ter atenção ao comportamento das pessoas que nos rodeiam, pois o comportamentos destas é bastante diferente e perigoso devido a ocorrência do sismo.

- É aconselha-do em não tentar sair de casa, se se encontrar numa, a fim de evitar o risco de ser atingido pela queda de objectos, durante a fuga.

- Permanecer calmo e prestar atenção a objectos, tijolos, prateleiras ou outras estruturas ou objectos que possam cair.

- Manter a distancia de janelas, vidros, varandas ou chaminés.

- Procurar abrigo rapidamente num local seguro, por exemplo, no vão de uma porta interior firmemente alicerçada, debaixo de uma mesa pesada ou de uma secretária, em caso de não existir mobiliário sólido, procurar uma parede interior ou um canto e proteger a cabeça e o pescoço.

- Se se encontrar num edifício alto, não procure sair imediatamente pois as escadas podem estar cheias de pessoas em pânico e/ou haver troços de escada que ruíram.

- Não utilizar o elevador pois a electricidade pode faltar e provocar a sua paragem.

- Num local amplo com muitas pessoas ou numa sala de espectáculos não se dirija para a saída pois essa é a reacção inicial da maior parte das pessoas.

- Procurar abrigo debaixo de uma mesa, de uma secretária ou no vão de uma porta.

- Em caso de abandonar o edifício faça-o cuidadosamente prestando atenção à possível queda de objectos. Procurar com serenidade refúgio numa área aberta, longe dos edifícios, sobretudo dos velhos, altos ou isolados que possam ruir.

- Afastar-se de torres, postes, candeeiros de iluminação pública, cabos de electricidade ou de estruturas que possam desabar, como muros ou taludes; não correr nem vagueiar pelas ruas.Se estiver a conduzir um automóvel, pare no lugar mais seguro possível, de preferência numa área aberta, afastada de edifícios, muros, taludes, torres ou postes. Não vá para pontes, viadutos ou passagens subterrâneas.

- Permanecer dentro da viatura até que o sismo termine.





3- Medidas a tomar após a ocorrência de um Sismo:

- Manter a calma.

- Não fumar dentro de uma habitação nem acender fósforos ou isqueiros pois pode haver fugas de gás.

- Cortar a água, o gás e a electricidade.

- Utilizar lanternas e pilhas.

- Ligar o rádio e cumpir as recomnedações que forem fornecidas.

- Limpar os produtos inflamáveis que tenham sido derramados, como o álcool ou tintas.

- Não utilizar o telefone, excepto em caso de extrema urgência, como feridos graves, fugas de gás ou incêndios.

- Não circular pelas ruas com o simples objectivo de observar o sucedido, pois as ruas têm de estar libertadas para viaturas de socorro.




Trabalho Realizado por:
- João Jacinto nº16
- Pedro Pereira nº24
- João Marreiros nº 15

Sem comentários:

Enviar um comentário